segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Portugal dos pequeninos

Evidentemente muitas coisas em Portugal são bem diferentes, apesar de falarmos o mesmo idioma, com sotaque e expressões diversas, é claro... E como ainda não conheci outros países da Europa é mais fácil enxergar o que é díspar aqui.
Mas é possível perceber muita coisa que une Portugal a sua antiga colônia. Herdamos não só o idioma e o sangue, alguns aspectos, bons ou ruins, são comuns a brasileiros e lusitanos.
A burocracia é bem semelhante, as vezes é até mais exagerada nessas terras.
Em alguns momentos tenho a sensação que minhas raízes realmente são daqui. Olhando para os portuguêses eu descubro o porquê dessa minha altura privilegiada, por exemplo. Aqui a média da estatura das pessoas não é muito elevada. Até os brasileiros que aqui conheci, o carioca André e o candango Márcio são baixinhos. Inclusive, a Xuxa faz sucesso aqui, vi uma galera vestida de Harry Potter (os alunos da UC usam trajes semelhantes aos de Hogwarts) cantando uma música dela, o que não é nenhum orgulho, para brasileiros ou lusitanos.
Quando eu fui pra Figueira da Foz comi uma sobremesa gostosíssima que, segundo entendi, tem o nome aqui de serradura (serragem, aquele pó de madeira serrada). Nada mais era do que o creme que a tia Dulce faz com bolacha Maria raspada. Falando na tia Dulce, na casa dela tem uma foto bem antiga da família reunida tocando, cada um com um instrumento, lembrando as tunas que tem por aqui...
Os móveis aqui lembram muito também os móveis da casa da minha bisavó. É muito comum existirem móveis bem antigos nas casas, afinal as cidades aqui são antigas e em outros tempos os móveis eram feitos pra durar...
Se aqui eu encontrei algumas coisas que eu me identifiquei, minhas raízes, em Aveiro eu encontrei o que Portugal trouxe do Brasil. Logo mais conto...

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, nenem lindo!
To sempre acompanhando todas as noticias suas pra saber se ta tudo bem. E Portugal pode ser de todos os pequeninos, só não de um: seu lugar é aqui mesmo com todo mundo que te ama no Brasil. Beijaooo!!!

Anônimo disse...

Ahh, libera os comentários pra todo mundo poder comentar =)

Berto Igor disse...

jah eu nao posso dizer que minhas raízes sao daqui ne?? hheheheh