sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Escher vs. Brasil

Ontem eu estava bem feliz. Depois de um bom tempo procurando uma decisão de um Tribunal Internacional pra fazer um paper, eu finalmente tinha achado uma ideal. O caso era Escher vs. Brasil, no qual nosso querido país foi condenado pela violação de direitos humanos relativos a intimidade e liberdade de associação devido uma escuta telefônica ilegal e divulgação do material após uma edição tendenciosa na imprensa. Não vou explicar o caso, mas quem se interessar, acessa aqui: http://www.corteidh.or.cr/docs/casos/articulos/seriec_199_por.pdf
O caso era ótimo, porque é bem recente, sobre uma matéria que está sendo muito discutida no Brasil, que pode ser muito útil pro meu estudo em Direito Constitucional (área do meu mestrado), e ainda por cima tem toda a decisão disponível em português. Eu já tinha achado um bom material falando sobre a condenação do Brasil, já tinha até esquematizado o trabalho.
Bem... Estava hoje na Faculdade pegando um livro quando vi uma colega da matéria de Direito Internacional Público devolvendo um. Olhei rapidamente e vi o título: Interceptações Telefônicas. Ops... -Ei, qual é o caso você vai apresentar? A resposta: Escher vs. Brasil. Ela ia apresentar o mesmo caso que eu estava pesquisando, só que uma semana antes de mim. E pior, ela disse que outra menina que vai apresentar no mesmo dia que ela pegou o mesmo caso, só que essa outra vai abordar mais a liberdade de associação.
Resultado: vou ter que procurar outra decisão se eu não quiser fazer um repeteco. Isso é que dá assistir aula de mestrado em Coimbra numa turma que praticamente só tem brasileiro.
O mais chato é que como eu já tinha agilizado algo desse trabalho, tinha combinado de viajar com o pessoal amanhã pra conhecer umas cidades com castelos medievais. Hoje a noite eu tenho que achar um belo caso se eu ainda quiser me aventurar nesse fim de semana.

Um comentário:

ANA disse...

Torço para que o próximo tema escolhido seja agradável aos estudos e que meu amor tire notas boas na avaliação do Cano. E a viagem? Deve tá muito boa. Já soube que tu tá passando pelo Piauí também hein. Conheceu Amarante e Batalha? Beijos =)