sábado, 21 de novembro de 2009

Coimbra Cosmopolita

Coimbra não é das melhores cidades. Várias ladeiras, prédios antigos decadentes, portugueses brutos, de mal com a vida... Os shoppings da cidade (Forum e Dolce Vita) creio que são maiores que o Teresina Shopping e mais bonitos; o estádio é menor que o Albertão, mas sua estrutura é imensamente superior, abrigou já jogos importantes e vai ser palco pro show do U2 ano que vem. Mas eu não saí de Teresina pensando em morar num lugar comparável com minha cidadezinha de mais de 800 mil habitantes.
Coimbra deve ter pouco mais de 200 mil habitantes, mas metade disso é estudante. E a Universidade é a cidade. Por causa dela Coimbra é uma cidade muito cosmopolita. Eu praticamente só estudo no mestrado com brasileiros. Tirando os poucos portugueses, tem uma senhora da Moldávia que assiste aula de Direito Internacional Público comigo. Mas no geral tem gente do mundo inteiro. Indo pra aula eu cruzo com pessoas falando em inglês, espanhol, alemão, italiano e até uns turistas japoneses...
Ontem fui jogar bola. Meu time era eu, Yuri, o carioca e quatro italianos. O outro era dos africanos que estavam treinando pra algum campeonato. Moçambicanos, cabo verdenses e um senegalês. Tomamos uma taca... Os caras correm muito...
De toda essa vida cosmopolitana em Coimbra eu me dei conta de uma coisa: Se não fosse o Brasil ainda se falaria Português? Acho que já teria virado um dialeto do Español ou coisa do gênero.
A verdade é que o que Portugal soube espalhar pelo mundo foi sua pobreza. Estamos na Europa, num país de 1º mundo... As vezes não parece...
O que nós, brasileiros e africanos, temos e que português nenhum nos deu foi nossa alegria. E nos aguarde... Brasil um dia será uma grande potência. A África tem problemas bem maiores e um caminho bem mais difícil. Mas creio que aos poucos as coisas vão melhorando. Enquanto Portugal parece que vive de seu passado, de sua tradição, como num fado saudosista. Chegará o dia em que o colonizador viverá apenas do ontem, enquanto brindaremos o presente e a esperança do futuro.

"Minha pátria é minha língua"
Sorte sua meu amigo Pessoa. Mas sabe, o interessante seria ser um pouco de cada pátria e cada língua...

Um comentário:

Berto Igor disse...

portugal $$%$%$#$##@##@!
portugueses #$$%%$#$%$#!!!!!!!