sábado, 9 de janeiro de 2010

Relógio

Me dei conta de uma coisa em comum em Londres e Coimbra. O maior símbolo das duas cidades é uma torre com um enorme relógio. Obviamente são bem diferentes, mas achei curioso isso. Essa obsessão por contar o tempo... Me identifico. Dá pra se notar pelo nome desse blog e pela imagem do calendário Asteca ao lado.
Big Ben, na verdade é o nome do sino instalado no Clock Tower do Palácio de Westminster (Houses of Parlament). E tem esse nome em homenagem a sir Benjamin Hall, que era alto e corpulento. Mas prefiro a ideia de chamar a grande torre com seu preciso relógio de Big Ben e associar o nome ao início do Universo.
A Torre da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra também tem um certo charme, apesar da aparência de velha. Será que o tempo por aqui passa mais rápido? Talvez só envelhecemos mais rapidamente...
Já me acostumei com o sino da Torre da FDUC tocando enquanto tentamos assistir aula. Só não me acostumo com o ritual macabro de tocar o sino ininterruptamente quando algum membro ou ex-membro da Universidade morre.
Um, em seu nome, lembra o início do Universo, outro homenageia aqueles que já foram. Ambos contam o tempo. E eu não sei dizer se está passando tudo bem rápido ou devagar.
Mas para homenagear esses famosos relógios um dia vou tomar um vinho escutando:
...
"Detém as horas relógio
Pois minha vida se apaga
Ela é a luz que ilumina meu ser
Eu sem seu amor não sou nada"
...(Relógio - Altemar Dutra) (PS: essa música me lembra a mamãe porque sempre que toca ela diz que o vovô gostava muito de ouvi-la)

Ou então volto a criança e canto:
"Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia" (O Relógio - Vinicius de Moraes)

Enquanto esse dia não chega eu vou ouvindo Time do Pink Floyd.

Um comentário:

Berto Igor disse...

Tiiiiiiiiiiiic taaaaaaaaaaaaaaac! assiiiiiiiiiiiiim faz o relooooooogio!