segunda-feira, 28 de maio de 2012

Discurso de Colação de Grau


Compartilho o discurso de Colação de Grau, proferido em 27 de março de 2009.

****


Magnífico Senhor Reitor Doutor Luiz de Sousa Santos Júnior, peço a vênia para em nome do paraninfo da turma ignis boni iuris, Professor Doutor Nelson Nery Costa, saudar os demais homenageados, colegas bacharelandos, familiares, todas as pessoas aqui presentes. Boa noite.


É uma grande alegria e, sobretudo, um privilégio recebermos hoje o título de Bacharel em Direito. Alegria que só é completa, porque compartilhada entre todos nós e aqueles que nos querem bem. Privilégio, que é acompanhado de responsabilidade.
O Direito, de alguma forma e em algum sentido está presente em todos os momentos de nossas vidas. E a essência do Direito é a Justiça. O profissional do Direito, defendendo o interesse de uma parte, emitindo um parecer, ou prolatando uma sentença, deve zelar por um provimento jurídico legítimo, justo e útil: o “bom direito”.
O Estado com o objetivo fundamental de construir uma sociedade livre, justa e solidária tutela os bens jurídicos. O bem jurídico vida com dignidade é apontado como a conditio sine qua non de todos os demais bens jurídicos.
E sobre a vida, o nosso Paraninfo, na bela mensagem inicial do nosso convite de formatura, citando as palavras do poeta disse: (abre aspas) “A vida é mais rápida do que a juventude” (fecha aspas). Sabemos que a vida é uma frágil chama que o vento frio pode apagar. No entanto, a recordação do brilho daqueles que já se foram ainda nos inspira em nossa trajetória. Gostaria de lembrar, em especial, de uma pessoa importante não só para alguns desta turma, mas para todo o Piauí, e que, embora não tenha sido jurista, foi dos que mais fizeram justiça social em nosso Estado, o professor Marcílio Flávio Rangel de Farias, cujos ensinamentos de paz e bem ecoam pela eternidade.
A juventude, mencionada pelo professor Nelson Nery, pode ser apontada como uma marca de nossa turma. Entramos na Universidade ainda bem jovens, inexperientes. No dia 22 de abril de 2004, primeiro dia de aula, na sala 316, uma sensação de novo, o barulho do ventilador, pessoas diferentes, um gordinho, impúbere: Seria uma criança superdotada na UFPI? Era o que todos perguntavam.
A partir deste dia, com o início de nossa vida acadêmica, passamos também a compartilhar muitas experiências pré-categoriais, as experiências da vida, como diz nosso querido professor, homenagem rubi, Paes Landim. Marcamos churrascos. Realizamos o maior bingo da história de Teresina, até então, para arrecadar fundos para esta formatura. Organizamos festas juninas e, no ano de 2007, montamos a barraca da Dona Justa na Potycabana, que contou com a colaboração de todos da turma, cada um ajudando a seu modo.
Fizemos uma festa à fantasia na casa da Bárbara, a sede oficial da turma para eventos, jogos e reuniões da comissão de formatura. Não foi à toa que a tia Tetê, mãe da Bárbara, foi eleita nossa mãe postiça. Além de agüentar nossas bagunças ela, por vezes, participou delas conosco. Fomos campeões do interperíodo de Futebol de salão do curso de Direito. O Ignis Futebol Clube, time da turma, venceu na final com apoio da torcida feminina, tendo sido o David o artilheiro e o Fabians eleito o melhor jogador da competição.
Nosso dia-a-dia nos trailers do CCHL no intervalo das aulas, nossos encontros e diversas festas, nossos jogos de truco, nossas histórias hilariantes, as greves, tudo foi relatado no nosso jornalzinho: o Ignis in Cauda, que era feito pelos editores anônimos, Berto Igor, Flávio e eu. O jornalzinho registrou momentos felizes que vivemos nesses anos e inspirou o nome do nosso time de futebol e de nossa turma: Ignis boni iuris: o fogo do bom direito.
O fogo foi a maior conquista do homem na pré-história. E uma fogueira provou que o primeiro homem da América viveu onde hoje é nosso Estado do Piauí. Estado quente como o fogo e de pessoas companheiras e acolhedoras tão quentes como. Fogo da sala 316, às 14h, na aula de Economia Política, no segundo período. Fogo de mentes brilhantes vivendo a experiência categorial de aprender a Ciência do Direito.
Fogo que se consome para fazer Justiça. Porque se a Justiça é cega, aqueles que por ela clamam, necessitam de luz que os guie e de calor que os aqueça nessa realidade fria.
“O amor é fogo que arde sem se vê”. Disse Camões. Guimarães Rosa completa dizendo que [abre aspas] “qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura”[fecha aspas]. E mesmo nesse mundo louco, de corrupção e injustiças doentes, nossa turma pode ser uma luz de esperança, porque nela existe o amor. Com certeza, o que de melhor levamos desta Universidade não é o conhecimento técnico-jurídico, mas as amizades que nela foram formadas ou se aprofundaram, e que continuarão firmes pelo resto de nossas vidas, não só daqueles que hoje aqui se formam, mas de todos que um dia já fizeram parte de nossa turma.
E por tudo isso, agradecemos à vida e à proteção divina. Respeitando a convicção religiosa de cada um.
Agradecemos aos nossos pais pelo amor, por serem nossos exemplos e por terem nos ensinado que nosso sucesso depende do nosso esforço.
Ensinamento este que Universidade Federal do Piauí também nos deu, de outra forma.
Agradecemos aos professores. Àqueles que nos prestaram o exemplo de profissionais que devemos ser e, também, àqueles que nos prestaram o exemplo que não devemos seguir.
O curso de Direito da UFPI é o mais tradicional do Estado, questionado por alguns, ainda hoje continua sendo apontado como um dos melhores. Mérito de seus alunos, principalmente.
Obrigado turma ignis boni iuris pela honra de representá-la hoje. Sou muito orgulhoso por ter estudado com todos vocês e os admiro, não pelo que um dia se tornarão, mas pelas pessoas que já são.
Não sei qual será nosso destino a partir de então, mas espero que, com a responsabilidade recebida hoje, com o título de bacharel, possamos ser fogo, luz e calor para fazer o bom direito.
Obrigado! Espero ter cumprido minha promessa.
Teresina, 27 de março de 2009.
Arthur Rosa Ribeiro Cunha









2 comentários:

Tadeu Lages disse...

Show de bola...Bons tempos que sempre ficarão em nossas lembranças..

Anônimo disse...

Esse cara é fera.